terça-feira, 23 de novembro de 2010

Obesidade

            Actualmente, a alimentação é um conceito abrangente, sendo difícil definir o que é uma boa alimentação. Com o “imperialismo cultural” dominado pelos E.U.A., ou seja, pela introdução de regimes ou hábitos alimentares baseados no fast food, é cada vez mais urgente sensibilizar as pessoas e fomentar a prática de uma alimentação equilibrada. Não esquecendo a prática frequente de exercício físico.
Como é que o exercício físico ajuda a viver mais e melhor?
Segundo uma publicação da revista “Saúde e lar”, a prática de exercício físico regularmente ajuda-nos a sentirmo-nos bem. A vida torna-se mais alegre e esta sensação agradável não provoca nenhum efeito negativo mais tarde.
O exercício fisíco:
·         Fortalece o coração, o que se reveste numa grande importância, visto vivermos numa sociedade em que as doenças cardiovasculares são uma das  primeiras causas de morte;
·         Baixa a tensão arterial e a frequência cardíaca;
·         Evita a osteoporose, na medida que, fortalece os ossos;
·         O exercício físico ajuda no combate à depressão;
·         Alivia a ansiedade e o stress;
·         Aumenta os níveis de energia;
·         Ajuda a fortalecer os músculos, a queimar as gorduras e a manter o peso ideal;
·         Melhora a circulação;
·      Melhora o sono.

Obesidade:
O que é a obesidade?
A obesidade é uma doença crónica, cuja esperança de vida é pequena e desconhecida. Esta doença caracteriza-se pela acumulação de massa gorda e pelo aumento do peso. A obesidade pode ser provocada por disfunções glandulares, por vezes, de origem genética, cultural e socioeconómica.
Como se adquire a obesidade?
A obesidade surge por diversas interacções familiares comportamentais. Filho de pais obesos tem maior probabilidade contrair obesidade.
                Esta doença pode ser associada a distúrbios hormonais.
Doenças associadas:
1-  Hipertensão;
2-  Doenças cardiovasculares;
3-  Diabetes mellitus tipo II;
4-  Dislipoprptenemias;
5-  Cancro da mama;
6-  Osteoartrite.
Medidas para diminuir os efeitos da obesidade:
  • Segundo uma publicação da revista “Saúde e Lar”, a melhor táctica para reduzir obesidade é começar o dia com um bom pequeno-almoço;
  • Evitar os lanchinhos;
  • Beber muita água;
  • Comer refeições regulares;
  • Fazer refeições leves à noite;
  • Fazer escolhas saudáveis – escolher alimentos que tenham um elevado conteúdo de hidratos de carbono complexos e não-refinados;
  • Praticar exercício físico diariamente;
  • Dormir o suficiente.          


Curiosidades:
O chá de papaia reduz tumores
Segundo uma investigação publicada na revista “Saúde e Lar”, o chá de papaia impossibilita o crescimento de tumores, sem provocar efeitos tóxicos.
Os efeitos anti-cancerígenos desta fruta, já foram testados em laboratórios, em vários tumores, como o do útero, mama, fígado, pâncreas e pulmão. “ Cientistas dos Estados Unidos e Japão expuseram dez linhas celulares tumorais aos efeitos de extracto de papaia, tendo verificado a redução do crescimento de tumores “. Esta experiência confirmou que, o extracto de folha de papaia produz uma molécula essencial na regulação do sistema imunitário, sendo fulcral na luta contra os tumores. O carácter inovador desta descoberta é que o chá de papaia não provoca quaisquer anomalias nas células normais, o que não acontece com as actuais práticas anti-tumorais.
(Maria Correia, Mónica Borges e Sara Santos)

Sem comentários:

Enviar um comentário