Gare da Calheta de S.Jorge está de portas fechadas desde a sua data de conclusão.
A Gare da Calheta de S.Jorge foi financiada pelo Governo dos Açores, no valor de 250 mil euros e com um prazo de construção de 10 meses.
A obra foi concluída, mas o edifício ainda não se encontra em funcionamento e não tem data prevista de abertura. No Verão passado, os bilhetes para a viagem de barco tinham de ser adquiridos na gare das Velas ou na agência de viagens da Calheta, e os passageiros tinham que se deslocar ao cais das Velas para embarcar para as restantes ilhas. No regresso da viagem tinham de desembarcar no mesmo cais. Esta situação dificultou a mobilidade dos viajantes, sobretudo dos jovens que escolhem este modo de transporte para as suas férias, tornando a sua deslocação mais dispendiosa.
Os habitantes do Concelho da Calheta estão descontentes e esse descontentamento levou a um protesto de jovens, no mês de Agosto, que queriam ver este edifício em funcionamento.
Em suma, podemos ver que a Gare da ilha de S.Jorge está pronta para funcionar, mas não há sinais que entre em funcionamento tão cedo. É caso para se dizer, que o Concelho da Calheta ficou a “ver navios”.
(Dina, Hugo e Marina)