quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Dia Mundial da Televisão - 21 de Novembro


         A televisão foi originada de uma combinação de factores como a invenção da fotografia, do cinema e da rádio e é um dos meios mais completos e dinâmicos para a transmissão de conhecimentos e informações, pois, permite ver imagens e ouvir som, tudo combinado de uma forma harmoniosa e num só aparelho.
        Em Portugal, a televisão começou por aparecer a preto e branco a 4 de Setembro de 1956. No entanto, as emissões regulares só se iniciaram a 7 de Março do ano seguinte e apenas na região de Lisboa. Somente, nos anos seguintes é que a Radiotelevisão Portuguesa (RTP) chegou a outras regiões, como por exemplo, à cidade do Porto e aos Arquipélagos da Madeira e dos Açores e mais tarde chega a todo o território Nacional.
        Em 1968, o segundo canal da RTP iniciou as suas emissões e em 1980 a transmissão da televisão deixa de ser a preto e braço e passa a ser a cores.
       Mais tarde, em 1992 começaram a aparecer outras estações de televisão como a Sociedade Independente de Comunicação (SIC) e a Televisão Independente (TVI) que teve início em 1993. Estas duas estações de televisão eram privadas e conseguiram, em pouco tempo, impor mudanças a nível do estilo da informação e da programação em geral. A televisão por cabo só surgiu em Portugal em 1994 permitindo ao telespectador uma escolha mais diversificada de canais, tanto estrangeiros como nacionais.
      Com o objectivo de incentivar as trocas de programas de televisão a nível mundial, a Assembleia das Nações Unidas proclamou em 1996 o dia 21 de Novembro como o Dia Mundial da Televisão, convidando todos os estados membros a comemorar este dia, o dia da “caixa mágica” que mudou a forma de ver o mundo.

(Dina Sousa,  Marina Relva e Hugo Valente)

Sem comentários:

Enviar um comentário