O dia 10 de Dezembro de 1950 foi proclamado pela Organização das Nações Unidas o “Dia Internacional dos Direitos Humanos”, tendo como principais objectivos: assegurar a igualdade de todos os cidadãos e todas as cidadãs, o direito a uma vida digna, o direito ao trabalho e à segurança, o direito à saúde e à educação, o respeito pela diversidade e pela dignidade de todas as pessoas.
Apesar do esforço, por parte da Organização das Nações Unidas, para que os Direitos Humanos sejam respeitados, ainda existe muitas pessoas que não os respeitam.
Para assinalar este dia, o Departamento de Ciências II teve a iniciativa de organizar um concurso de fotografia alusivo aos Direitos Humanos, pretendendo atingir os seguintes objectivos: divulgar e promover os direitos humanos; criar e consolidar o sentido estético, particularmente o gosto pela fotografia; promover a fotografia criativa; incentivar o uso criativo dos recursos informáticos; e valorizar a originalidade.
Este concurso destinava-se à população escolar em geral e cada concorrente podia participar com três fotografias no máximo, a cores ou a preto e branco e só seriam aceites a concurso fotografias que não tinham sido premiadas noutros eventos similares e que não tivessem sido editadas na imprensa ou na Internet quer em sites nacionais quer estrangeiros. Na modalidade de fotomontagem era permitido o uso de fotos de terceiros, desde que fossem salvaguardados os direitos de autor dos mesmos. Os prémios deste concurso foram atribuídos aos três primeiros lugares: 1º - uma máquina digital; 2º - um leitor mp3; 3º- uma pen drive.
Os vencedores deste concurso foram a aluna Catarina Martins do 12ºB que ficou em 1º lugar e a Ana Catarina Vitorino do 12ºA que ficou em 2º e em 3º lugar. No entanto, foi decidido que não se atribuiria dois prémios à mesma aluna, tendo sidoentregue o terceiro prémio à foto merecedora do 4º lugar, da autoria da aluna Mariana Goulart da turma B do 5º ano.
(Catarina Martins, Liliana Alves e Suzanna Sousa)
Sem comentários:
Enviar um comentário