“Melhorar a saúde oral com uma alimentação equilibrada”
Segundo uma publicação na revista Saúde & lar há alimentos e bebidas específicos que podem aumentar o risco de desenvolver cáries dentárias. Os alimentos que se colam aos dentes são os mais susceptíveis de favorecer a cárie dentária. De resto, todos os açúcares e a maior parte dos alimentos amiláceos (arroz, feijão, batata, etc.) são importantes fontes de placa bacteriana. A utilização de um regime alimentar equilibrado e saudável prevê que se façam várias refeições ao longo do dia. Independentemente do tipo de alimento que se consuma o ácido que possuem danifica os dentes, por isso, deve-se lavar os dentes após ter-se comido, não só para combater a placa bacteriana, mas para prolongar a sensação de frescura na boca.
Por outro lado, o consumo de alimentos nutritivos variados é bom para o estado da saúde geral, incluindo a saúde oral. Certos nutrientes expostos a alguns estudos demonstraram ser benéficos para a constituição de dentes saudáveis. Está comprovado que o cálcio é eficaz para ter dentes fortes e que a vitamina C é um antioxidante poderoso, que desempenha, igualmente, um importante papel na síntese do colagénio, que ajuda a desenvolver e a manter as gengivas saudáveis. Para além, de uma alimentação equilibrada deve-se conciliar cuidados orais sistemáticos, como a escovagem diária, utilização de fio dental e, sobretudo uma ida regular ao dentista.
“Barriga”não é culpa das bebidas com gás”
Segundo uma publicação na revista Saúde & lar, o consumo de bebidas com gás, não só está associado ao aumento de peso, como também não origina o volume do estômago. Segundo um estudo feito por Rosário Cuomo, pode-se concluir que o volume gástrico só aumenta no período imediatamente a seguir à ingestão da bebida, retomando de seguida, o seu volume normal.
Truques para rejuvenescer:
Segundo um estudo feito pelo Doutor Humberto Barbosa, a passagem dos anos não perdoa, e a exposição a agentes agressivos, tanto internos como externos, com uma alimentação desequilibrada e o abuso de álcool e tabaco, contribuem para que muitas vezes, se envelheça mais depressa que o pretendido. Porém, há formas de travar o galope do relógio. Medidas para atenuar o envelhecimento:
(Maria Correia, Mónica Borges e Sara Santos)
Sem comentários:
Enviar um comentário