terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

História da Escola


Para quê falar de histórias, monumentos, sem fazer referência à nossa Escola, porque sem ela este projecto não passava de uma utopia. A Escola é a nossa segunda casa, por isso merece ser elogiada, e neste sentido, optamos por trazer um “bocadinho” do passado ao presente, recordando assim, a nossa Escola há algumas décadas atrás.
A Escola Básica e Secundária da Calheta, localizada na vila da Calheta, iniciou o seu funcionamento em 1972, com a denominação de Escola Preparatória da Calheta. Esta unidade de ensino nasceu com o ilustre patrono Padre Manuel Azevedo da Cunha (01/01/1861 – 13/08/1937) que assumiu o papel de professor complementar, onde mostrou grande competência e dedicação. A entrega e o desempenho brilhante que manifestou, levou-o a rejeitar a transferência para a Ilha de São Miguel, imposta pelo bispo. Esta recusa valeu-o três anos de suspensão.
O Padre Manuel Azevedo da Cunha, para além de mestre foi também, compositor e musicólogo de reconhecido mérito. Este ilustre homem alcançou algum prestígio sobretudo devido à investigação histórica e etnográfica, onde recolheu diversos elementos que fizeram parte de diferentes publicações.
A Escola Básica e Secundária da Calheta mais tarde fragmentou-se pelas freguesias em diversas escolas primárias.
Esta unidade orgânica tem vindo a pautar a sua actuação junto à comunidade local num espírito de abertura e entreajuda. A realização de festas, exposições, palestras e convívios diversos tem permitido à Escola receber a população do meio envolvente. Por outro lado, a organização de jogos, desfiles e até “marchas populares”, tem levado a Escola ao encontro da comunidade, conseguindo o envolvimento dos locais nessas actividades que têm sido sempre acarinhadas e bem acolhidas pela população, possibilitando à Escola, enquanto parte integrante da comunidade, contribuir para os festejos locais.

(Maria Correia, Mónica Borges e Sara Santos)

Sem comentários:

Enviar um comentário