terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Parlamento dos Jovens

           
A Assembleia da República teve como iniciativa formar o Parlamento dos Jovens, sendo esta iniciativa destinada a todas as escolas do país.
            O programa termina com a realização anual de duas Sessões Nacionais na Assembleia da República: uma Sessão destinada aos alunos do ensino secundário e uma Sessão destinada aos alunos do 2.º e 3.º ciclos do ensino básico.
            O Parlamento Jovem tem como principais objectivos:            
ü  Educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política.
ü  Dar a conhecer a Assembleia da República e as regras do debate parlamentar.
ü  Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões.
ü  Incentivar a reflexão e debate sobre um tema, definido anualmente.
ü   Proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais.
ü  Estimular a capacidade de expressão e argumentação.

A fase regional destinada ao ensino básico será no dia 28 de Fevereiro e terá lugar na Assembleia Regional, na ilha do Faial. O tema deste ano lectivo, para este nível de ensino, é “Violência no meio escolar”, onde a única equipa a participar foi a lista A composta
por alunos do 8ºB, a qual foi vencedora, com os seguintes objectivos:  apoiar as vítimas e agravar as punições, no sentido da prevenção e dissuasão da violência; e criar um tribunal participado pelos jovens, de modo a garantir o cumprimento dos pontos anteriores.
Ainda na fase regional surgiu um desafio aos alunos do ensino secundário no dia 29 de Março que também terá lugar na Assembleia Regional, cujo tema é “Que futuro para a educação?”. Nesta iniciativa houve dois grupos a concorrerem às eleições, a lista A e a lista B. Após as votações que se realizaram no dia 19 de Janeiro a equipa vencedora foi a lista B, composta por alunos do 12ºB com os seguintes objectivos: currículo personalizado (a partir do 10ºano deve-se puder escolher as disciplinas a fim de os alunos do secundário terem as disciplinas essenciais para o respectivo curso universitário); redução da carga horária e matrizes mais pormenorizadas para os Exames Nacionais.

(Catarina Martins, Liliana Alves e Suzanna Sousa)
 

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