terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Natal Ecológico

Concurso de Árvores de Natal Ecológicas: “Sim, este ano o Natal é Amarelo”

Neste concurso, cada escola concorrente teve de realizar uma árvore de Natal em que preponderasse a cor amarela, feita a partir de embalagens da Tetra Pak usadas. Também tinham de integrar uma mensagem ambiental que constituía a principal mensagem da Árvore Amarela.             
Após a inscrição no concurso nacional, o Conselho Eco-Escolas decidiu propôr, a cada turma dos 2º e 3º ciclos da escola, a construção de uma árvore de Natal Ecológica, tendo como base as regras definidas no regulamento do concurso nacional. Aderiram a esta actividade seis turmas (5ºA, 5ºB, 6ºA, 6ºB, 7ºA e 8ºA) e o Clube Eco-Estudante. As árvores elaboradas foram expostas no polivalente entre os dias 9 e 17 de Dezembro e sujeitas a uma avaliação por parte dos elementos do Conselho Eco-Escolas.
Desta avaliação resultou a escolha da árvore que participou no concurso nacional, pertencente à turma B do 6º ano de escolaridade.
Os alunos recolheram diversas embalagens Tetra Pak, que foram utilizadas na construção da árvore e para além destas, foram utilizados outros materiais, nomeadamente, páginas amarelas de listas telefónicas inutilizadas, restos de madeira, restos de fios eléctricos, restos de rede plástica e cola.


Árvore vencedora do concurso interno, tendo obtido 242 votos a nível nacional.

O resultado do concurso a nível nacional foi divulgado no dia 28 de Janeiro. Tendo em conta o número de turmas concorrentes, a qualidade dos trabalhos apresentados, o interesse e o envolvimento dos alunos, pode-se concluir que a actividade foi muito positiva.
Os objectivos propostos na planificação desta actividade foram todos alcançados, nomeadamente, o que se refere ao Projecto Educativo de Escola que visa promover acções alargadas a toda a comunidade que permitam a visibilidade da escola no exterior e contribuam para o desenvolvimento cultural dos envolvidos, uma vez que o nome da escola e trabalho desenvolvido foi visto e reconhecido por centenas de pessoas.

Resultado do concurso:

ü  1º Lugar - Escola EB 2/3 Cidade Castelo Branco

ü  2º Lugar – Escola Secundaria Dona Luísa Gusmão

ü  3º Lugar – Escola EB 2/3 de Abação

            Os trabalhos premiados foram encontrados entre os 10 mais votados em cada escalão, tendo o júri analisado o cumprimento dos critérios obrigatórios: originalidade e características da árvore, qualidade na execução, pertinência da mensagem ambiental escolhida e informação disponibilizada na memória descritiva.

(Catarina Martins, Liliana Alves e Suzanna Sousa)

Sem comentários:

Enviar um comentário