“ (…) Que caiba a culpa ao rei, nem pensar, primeiro porque a esterilidade não é um mal dos homens, das mulheres sim (…) ” (in Memorial do Convento)
A infertilidade é uma doença comum que não afecta só as mulheres, mas também os homens e, pode ser tratada com a ajuda de um médico.
A infertilidade é definida como a incapacidade para conseguir uma gravidez após, pelo menos, um ano de tentativas. Os especialistas não sabem identificar o porquê da subida da taxa de infertilidade nos últimos vinte e cinco anos, mas sublinham três factores: a emancipação da mulher, o que implica casamento e projecto para ter filhos, cada vez mais tarde; aumento das doenças transmissíveis sexualmente e uma quebra enigmática na produção de espermatozóides.
Muitos casais pensam que a infertilidade é um problema da mulher, mas, na verdade, o homem tem exactamente a mesma probabilidade de ser infértil. Em 40% dos casos, o problema é do homem, em 40% é da mulher, nos restantes 20% a causa não é identificada ou ambos têm problemas.
Para melhorar a sua fertilidade, aqui ficam algumas dicas.
Consuma:
- Uma dieta equilibrada, com muitos frutos e legumes, carne magra, peixe ou aves, pão integral, flocos de cereais e lacticínios magros.
Reduza:
- Café e outras fontes de cafeína.
- Álcool e tabaco;
- Peso a mais ou a menos.
(Maria Correia, Mónica Borges e Sara Santos)
Sem comentários:
Enviar um comentário