Actualmente, e principalmente nas escolas sente-se a necessidade de acabar com alguns cenários ”menos bons”, que se reflectem em inúmeros dos nossos jovens, como a precária higiene oral. Neste sentido elaboramos esta notícia com o intuito de chegarmos ao outro lado e conseguirmos acabar ou pelo menos minimizar os efeitos deste problema.
Consuma:
· Alimentos ricos em cálcio, como leite, iogurte e queijo magros;
· Fruta e legumes frescos, ricos em vitaminas A e C, além disso, a mastigação contribui para a saúde das gengivas;
· Chá, excelente fonte de flúor;
Reduza:
· Fruta seca e outros alimentos que se alojem entre os dentes;
Evite:
· Merendas e bebidas açucaradas;
· Ingerir pequenos goles de bebidas ácidas por períodos prolongados;
Para além do uso regular da escova e do fio dentário, a protecção dos dentes e das gengivas passa por uma alimentação saudável que inclua flúor. As cáries e as doenças das gengivas são provocadas por bactérias que revestem os dentes com uma película aderente, a chamada “placa”. Se não forem eliminadas através da escovagem, estas bactérias decompõem os açúcares dos alimentos em ácidos que corroem o esmalte dentário, dando origem ao tártaro, que provoca inflamação das gengivas.
Uma alimentação saudável e rica em minerais, vitaminas e outros nutrientes é essencial para manter uma boca sadia. O flúor, presente nos alimentos e água constituem uma poderosa ferramenta no combate às cáries dentárias, reduzindo-as em 60%.
Uma forma eficaz de proteger os dentes é após as refeições proceder à escovagem dos dentes e utilização de pastilhas elásticas adoçadas com elixir que estimulam a salivação e contribuem para reduzir a acidez na boca.
(Maria Correia, Mónica Borges e Sara Santos)
Sem comentários:
Enviar um comentário